29 de janeiro de 2013

Vocais femininos no Metal

O mundo do Metal definitivamente deixou de ser um “Clube do Bolinha”, o que antes era uma exceção hoje passou a ser algo extremamente comum, me refiro às mulheres a frente de bandas ocupando o posto de vocalistas. O Heavy Metal é um estilo que em seu início notoriamente era de domínio masculino, nos anos 80 bandas como a alemã Warlock eram raras exatamente pelo fato de terem uma mulher nos vocais, neste caso estamos falando da competente, carismática e linda, Doro Pesch.
Doro Pesch
De lá para cá muita coisa mudou, as mulheres merecidamente conquistaram seu espaço no universo da música pesada, e não apenas como vocalistas, mas também como bandas completas como é o caso da sueca Crucified Barbara.

Crucified Barbara
O Heavy Metal também evoluiu muito com os anos, se ramificou em vários estilos, e para cada um destes estilos se exige um tipo de vocalização bem distinta, algo mais doce e suave para o Gothic Metal, algo mais agressivo e rasgadão para o Metal Tradicional, algo mais gutural para o Death Metal, e por aí vai.

Hoje em dia temos excelentes bandas com excelentes vocalistas mulheres, e muitas destas bandas são consideradas grandes, Tarja Turunen ex-vocalista da banda Nightwish e Angela Gossow da danda Arch Enemy, são bons exemplos disso pois ambas são referências em seus estilos.

Tarja Turunen
Angela Gossow e a banda Arch Enemy
A cada dia novas bandas surgem e temos conhecido vocalistas extremamente competentes, Kobra Paige vocalista da banda canadense Kobra And The Lotus e Liv Jagrell da sueca Sister Sin se destacam neste competitivo mundo, donas de estilos agressivos, prendem a atenção tanto pela beleza quanto pela capacidade vocal, enfim, temos inúmeros exemplos de bandas que fazem sucesso sendo lideradas por uma mulher, e isto é muito bom não apenas para os olhos mas principalmente para os ouvidos, pois competência aliada a talento e beleza são uma mistura perfeita rumo ao sucesso.

Kobra Paige
Liv Jagrell

Henrique Linhares
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...