28 de janeiro de 2014

Clássicos: Balls To The Wall - Accept - 1983

Começando uma nova seção no "Blogando", agora mensalmente faremos uma resenha sobre um CD clássico, que faz parte da história da música pesada.
Sejam bem vindos a seção "Clássicos", e vamos começar muito bem ...


Balls To The Wall
Accept
1983


Lançado em dezembro de 1983, “Balls To The Wall” é considerado não somente um clássico do Heavy Metal dos anos 80, mas também o disco de maior sucesso da banda alemã Accept. O álbum vendeu em todo o mundo mais de dois milhões de cópias. Foi o 5º álbum de estúdio da banda e alcançou no ano de 1984 a posição 74 na Billboard 200.

Mas vamos ao que realmente interessa: - As músicas!


Logo aos primeiros acordes dos riffs de “Balls To The Wall” você já pode sentir o peso que vai inundar os seus tímpanos e mente. É simplesmente fenomenal, com certeza um dos riffs mais perfeitos e bem bolados do Metal, mas não para por aí, pois o baixinho Udo Dirkschneider literalmente derruba tudo com sua poderosa voz, que música, que letra, que refrão, e que coro extremamente bem encaixado, aliás, esta é uma das maiores características da banda Accept.

A música “Balls To The Wall” por si só já valeria o disco com certeza, mas felizmente para nós as paredes continuariam a ser derrubadas com outras potentes “porradas” germânicas.


“London Leatherboys” dá sequência ao disco com o mesmo pique e peso. É muito interessante a qualidade dos músicos, guitarras despejando seus riffs agressivos e mesmo assim se ouve nitidamente cada acorde do baixo. “Head Over Heels” é outra canção que se tornou um clássico do grupo. Caramba! Como Udo consegue cantar daquele jeito. Sua voz rasga o ambiente e traz muito mais peso e agressividade as canções.


“Love Child” é outra faixa muito boa com guitarras bem rápidas e sempre precisas. “Turn Me On” – Caramba! Que refrão foda! Duvido que após ouvir esta música você não vá ficar com o refrão grudado em sua cabeça.

“Losers And Winners” é outra faixa que também se destaca neste álbum, muito veloz e com um refrão bastante bacana, por fim, não poderia faltar a baladinha, outra especialidade da banda, e neste quesito “Winter Dreams” fecha o disco muito bem.  Udo consegue, mesmo com sua voz rouca, emprestar toda a serenidade que a canção exige.


“Balls To The Wall” é um álbum com alguns dos grandes clássicos da banda Accept, um ótimo disco, e que nos mostra com muita clareza como o Heavy Metal dos anos 80 foi e continua sendo de extrema importância para o mundo da música pesada. Um disco ou CD (como queiram) nota 10, se você nunca ouviu, realmente vale a pena conferir.
 

Henrique Linhares 

 

Um comentário:

  1. Que resenha mais meia-boca para este disco do Accept! Ficou faltando falar das outras três músicas de BTTW: "Fight it Back", "Losing More Than You've Ever Had" e "Guardian of the Night".

    ResponderExcluir

Usem e abusem ...