Steve Ditko
Desenhista americano, um dos grandes da “Silver Age” dos quadrinhos
(período que geralmente se estende dos anos 50 ao final dos 60). É
mundialmente conhecido como o co-criador do famoso “Homem-Aranha”, que
concebeu em parceria com Stan Lee em 1962.
Mas de acordo com Joe Simon, as raízes do Homem-Aranha datam de bem antes, quando ele e um escritor chamado Jack Oleck vieram com a idéia de um personagem chamado “Silver Spider”, em meados dos anos 50. Oleck e Simon teriam levado a idéia a um velho parceiro, C. C. Beck (um dos criadores do “Capitão Marvel”) e, juntos, os três criaram um personagem que primeiro foi chamado de “Spiderman” e, depois, “Silver Spider”. A nova figura teria sido oferecida à editora Harvey, que a recusara. Anos depois, no final dos anos 50, quando Simon voltou a trabalhar com Kirby, apresentou ao desenhista o antigo material do “Silver Spider”. A dupla então o transformou num novo personagem, “O Homem-Mosca” e ofereceu à editora Archie, que o publicou em 1959. Três anos depois, quando Lee buscava idéias para seu novo super-herói adolescente, pediu sugestões a Kirby. Este teria apresentado então a Lee a antiga versão do “Silver Spider”. Kirby então desenhou a primeira versão do “Homem-Aranha” da Marvel — fato confirmado pelo próprio Lee — que acabou rejeitada. “Eu ODIEI o modo como foi desenhado! Não que ele tenha desenhado mal, apenas não era o personagem que eu queria; era muito "heroico”, recorda Lee, que decidiu escalar Ditko para redesenhar a história. Ditko recorda: “Uma das primeiras coisas que fiz foi trabalhar no uniforme. Uma parte vital, visual do personagem. Eu tinha que saber como ele se parecia... antes mesmo de começar a rascunhar a história. Por exemplo: com poder de aderência ele não precisava usar sapatos ou botas pesadas; uma pulseira disparadora escondida ao invés de uma pistola de teias no coldre etc.... Não tinha certeza se Stan ia gostar da idéia da máscara cobrindo o rosto do personagem, mas eu o fiz porque ela esconderia um rosto claramente adolescente. E também daria um toque de mistério ao personagem...”.
Ditko também criou ao lado de Lee o “Dr. Estranho”, igualmente para a Marvel. Sempre em parceria com Lee e outros artistas da editora, trabalhou em títulos como “Homem de Ferro”, “Quarteto Fantástico” e “Hulk”.
Ditko, no entanto, não morria de amores pela Marvel. Não gostava de autores como Vince Colletta e começou a ter desavenças com Lee (em 1965, nem se falavam mais, a ponto de Ditko entregar seus originais para o gerente de produção Sal Brodsky repassá-los a Lee). Em 1966 rompeu a parceria definitivamente com Lee e saiu da editora, ingressando na antiga Charlton Comics. Na nova empresa, continuou a criar personagens que se tornariam famosos no gênero, como “Capitão Átomo”, o novo “Besouro Azul” e “Questão” (com os direitos desses heróis atualmente pertencentes à DC Comics). Para a editora DC fez “Morcego Humano”, “Shade” e outros títulos.
Ditko eventualmente voltou para a Marvel, onde trabalhou em revistas como “Os Vingadores”, “Speedball”, “Fantasma” (de Lee Falk) e “Chuck Norris” (estes dois últimos para a linha licenciada da Marvel).
Notas e fontes:
- Greg Theakston, “The Steve Ditko Reader” (2002);
- Ron Goulart, “The Comic Book Reader's Companion” (1993);
- Ditko, “Alter Ego: The Comic Book Artist Collection” (2000), edição de Roy Thomas
http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=7
Mas de acordo com Joe Simon, as raízes do Homem-Aranha datam de bem antes, quando ele e um escritor chamado Jack Oleck vieram com a idéia de um personagem chamado “Silver Spider”, em meados dos anos 50. Oleck e Simon teriam levado a idéia a um velho parceiro, C. C. Beck (um dos criadores do “Capitão Marvel”) e, juntos, os três criaram um personagem que primeiro foi chamado de “Spiderman” e, depois, “Silver Spider”. A nova figura teria sido oferecida à editora Harvey, que a recusara. Anos depois, no final dos anos 50, quando Simon voltou a trabalhar com Kirby, apresentou ao desenhista o antigo material do “Silver Spider”. A dupla então o transformou num novo personagem, “O Homem-Mosca” e ofereceu à editora Archie, que o publicou em 1959. Três anos depois, quando Lee buscava idéias para seu novo super-herói adolescente, pediu sugestões a Kirby. Este teria apresentado então a Lee a antiga versão do “Silver Spider”. Kirby então desenhou a primeira versão do “Homem-Aranha” da Marvel — fato confirmado pelo próprio Lee — que acabou rejeitada. “Eu ODIEI o modo como foi desenhado! Não que ele tenha desenhado mal, apenas não era o personagem que eu queria; era muito "heroico”, recorda Lee, que decidiu escalar Ditko para redesenhar a história. Ditko recorda: “Uma das primeiras coisas que fiz foi trabalhar no uniforme. Uma parte vital, visual do personagem. Eu tinha que saber como ele se parecia... antes mesmo de começar a rascunhar a história. Por exemplo: com poder de aderência ele não precisava usar sapatos ou botas pesadas; uma pulseira disparadora escondida ao invés de uma pistola de teias no coldre etc.... Não tinha certeza se Stan ia gostar da idéia da máscara cobrindo o rosto do personagem, mas eu o fiz porque ela esconderia um rosto claramente adolescente. E também daria um toque de mistério ao personagem...”.
Ditko também criou ao lado de Lee o “Dr. Estranho”, igualmente para a Marvel. Sempre em parceria com Lee e outros artistas da editora, trabalhou em títulos como “Homem de Ferro”, “Quarteto Fantástico” e “Hulk”.
Ditko, no entanto, não morria de amores pela Marvel. Não gostava de autores como Vince Colletta e começou a ter desavenças com Lee (em 1965, nem se falavam mais, a ponto de Ditko entregar seus originais para o gerente de produção Sal Brodsky repassá-los a Lee). Em 1966 rompeu a parceria definitivamente com Lee e saiu da editora, ingressando na antiga Charlton Comics. Na nova empresa, continuou a criar personagens que se tornariam famosos no gênero, como “Capitão Átomo”, o novo “Besouro Azul” e “Questão” (com os direitos desses heróis atualmente pertencentes à DC Comics). Para a editora DC fez “Morcego Humano”, “Shade” e outros títulos.
Ditko eventualmente voltou para a Marvel, onde trabalhou em revistas como “Os Vingadores”, “Speedball”, “Fantasma” (de Lee Falk) e “Chuck Norris” (estes dois últimos para a linha licenciada da Marvel).
Notas e fontes:
- Greg Theakston, “The Steve Ditko Reader” (2002);
- Ron Goulart, “The Comic Book Reader's Companion” (1993);
- Ditko, “Alter Ego: The Comic Book Artist Collection” (2000), edição de Roy Thomas
http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=7
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