29 de março de 2013

Discografia Comentada - Judas Priest (Parte II: Um novo Judas Priest)

Em 1992 Rob Halford surpreende o mundo do Metal anunciando sua saída do Judas Priest, seria o fim da lenda?


O mundo da música pesada ficou perplexo com a controversa saída de Rob Halford do Judas Priest, ninguém conseguia entender o que estava de fato acontecendo, afinal de contas a banda havia conseguido se reerguer e chegar novamente ao topo após o lançamento do super premiado "Painkiller". A pergunta que se fazia era ... haveria Judas Priest sem Rob Halford?

O novo Judas Priest

Jugulator (1997)
 
Após 6 anos de silêncio e indecisão, finalmente o Judas Priest anuncia sua volta, para ocupar o posto deixado por Halford apresentam ao mundo Tim "Ripper" Owens, um vocalista excepcional e com características muito parecidas às de seu antecessor somando-se a isto um timbre bem mais agressivo. Em 1997 é lançado mundialmente o tão aguardado CD  de retorno da banda "Jugulator", este trabalho difere de todos os anteriores do grupo, é um álbum muito mais pesado, mesclando ao seu Heavy Metal tradicional elementos de Thrash Metal, Speedy Metal e também de Metal Industrial, o resultado é um CD muito bom a começar pela sensacional "Jugulator" onde Owens já despeja todo seu poderio vocal, a fúria e velocidade das guitarras impressiona e não para também em "Blood Stained" e "Dead Meat", outra canção muito boa é "Bullet Train" com um agudo fora de série de Tim Owens, os melhores momentos do CD são sem sombra de dúvida "Death Row" com todo seu ar sombrio e violento e seus riffs devastadores e "Burn In Hell" um novo clássico do Heavy Metal. Um ótimo CD que nos apresenta uma nova realidade, existe um novo Judas Priest!

'98 Live Meltdown (1998)
Em 1998 embalados pelo sucesso de sua volta, lançam seu terceiro álbum ao vivo "98 Live Meltdown", aqui estão todos os maiores clássicos do Judas Priest, agora interpretados com um estilo mais pesado e rápido  e também com a nova leitura vocal de Tim Owens, e olha que o cara não decepciona, sua segurança ao cantar as músicas antes interpretadas por Halford é impressionante, tanto que escolhem para abrir o álbum simplesmente "Electric Eye" e a música ficou foda, logo em seguida temos "Metal Gods", "Grinder" e tantas outras como "The Sentinel", "Victm Of Changes", "Breaking The Law" e "Painkiller", mas não podemos deixar de lado dois momentos especiais deste CD, o primeiro deles é quando na música "The Ripper" Tim se apresenta ao público e mostra o porque de ter sido escolhido para substituir Halford, e por fim uma versão totalmente diferente para "Diamonds And Rust", e é claro as canções do CD "Jugulator" como "Death Row" que ficou ainda mais raivosa. Um ótimo CD que firmou o Judas Priest como o velho dinossauro do Metal agora com novos ares.

Demolition (2001)

No ano de 2001 lançam "Demolition", um CD com forte tendência ao Metal moderno, este trabalho serve em primeiro lugar para firmar Tim Owens como um dos vocalistas de melhor timbre dentro do estilo, mas por outro lado serve também para nos mostrar que a banda pode não estar tomando para si o melhor caminho. "Demolition" não teve a mesma força de "Jugulator", poucas músicas realmente chamam a atenção, "One On One" é uma delas pelo seu peso e por seus riffs, "Hell Is Home" é outra com aquele ar todo carregadão principalmente por conta do baixo preciso de Ian Hill, "Bloodsuckers" tem um refrão bastante legal e "Feed On Me" na minha opinião é a mais lúcida de todo o CD, com muito peso e um vocal rasgadão. O Judas Priest dá claros sinais de não estar suportando a pressão de seu grande nome.

Live In London (2003)
O Ano de 2003 é diferenciado para a banda, em abril deste ano lançam seu quarto CD ao vivo "Live In London" novamente estão nele todos os clássicos da banda, e também as novas canções, pode-se dizer que seria uma última tentativa de se manter. "Live In London" é um bom trabalho, mas não mostra nada de novo a não ser algumas canções do CD "Demolition" em suas versões ao vivo, como foi o caso de "One On One" e "Feed On Me", e também alguns clássicos que não fizeram parte de "98 Live Meltdown" como "Heading Out To The Higway" e "Beyond The Realms Of Death", é verdade que todas as músicas foram extremamente bem executadas, mas definitivamente faltava algo ao grupo. "Live In London" foi a última participação de Tim Owens na banda, pois rumores começaram a surgir sobre um possível retorno de Rob Halford ao Judas Priest, fato este que acabou realmente acontecendo neste mesmo ano. Mas isto já é assunto para a terceira e última parte desta discografia. Até lá.



Henrique Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...