23 de março de 2013

Meus 10 CDs clássicos por Henrique Linhares

A partir de hoje temos uma seção nova no "Blogando", Meus 10 CDs clássicos, neste espaço comentaremos sobre cds que marcaram nossas vidas. Sejam muito bem vindos a mais este espaço.

Bom para começarmos esta seção irei compartilhar com vocês quais são os 10 CDs que eu considero clássicos indispensáveis para qualquer headbanger.

Led Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971)

Led Zeppelin, falar desta banda é simplesmente falar sobre um dos responsáveis pelo que hoje conhecemos por música pesada, Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e o saudoso John Bonham são ícones da história da música, no ano de 1971, já famosos, lançaram o (na época) LP Led Zeppelin IV, este trabalho contém pérolas do Rock'n'Roll como "Black Dog", "Rock And Roll", "Going To California" e um dos hinos da banda e do própio rock "Stairway To Heaven", simplesmente indispensável, quem realmente gosta de música de qualidade guarda com certeza este (hoje) CD em um lugar muito especial em sua coleção.

Quiet Riot - Metal Health (1983)

Sou extremamente suspeito para falar sobre a banda Quiet Riot, e em especial a respeito deste CD "Metal Health", meu primeiro contato com o metal foi justamente com esta banda quando assisti ao videoclipe da música "Cum On Feel The Noize" um cover da banda Slade, eu pirei! Infelizmente a banda teve muitos altos e baixos em sua trajetória e nunca atingiu o seu lugar merecido no mundo do Metal.

AC/DC - Highway To Hell (1979)

No ano de 1979 a banda AC/DC já era famosa, principalmente pelas apresentações alucinadas de seu guitarrista Angus Young, e também pelo vocal rasgado e descompromissado de Bon Scott, neste ano lançaram o LP "Highway To Hell" último trabalho com Scott antes de sua morte em fevereiro do ano seguinte, PERFEITO, acho que esta palavra define muito bem este LP, os acordes da música "Highway To Hell" são magistrais, as faixas "Touch Too Much", "If You Want Blood (You've Got It)", "Shot Down In Flames", definem até hoje o que é o universo Rock'n'Roll. Um dos melhores cds que ouvi em minha vida.

Black Sabbath - Heaven And Hell (1980)

Após a saída de Ozzy Osbourne da banda, os membros do Black Sabbath recrutaram Ronnie James Dio para assumir os vocais, e o resultado disto foi o sensacional "Heaven And Hell" lançado em 1980, o baixinho Dio trouxe outra vida ao Sabbath com canções espetaculares como "Neon Knights", "Children Of The Sea", "Lady Evil" e a sombria "Heaven And Hell", com certeza este é um dos mais importantes trabalhos da discografia da banda e até mesmo do próprio Dio.

Metallica - Master Of Puppets (1986)

Terceiro CD lançado pelo Metallica, "Master Of Puppets" é um ícone do Thrash Metal, último trabalho com o baixista Cliff Burton e que contém alguns dos maiores clássicos da banda. Na minha humilde opinião a música "Master Of Puppets" é a mais perfeita que já ouvi até hoje, e acho muito difícil que alguma outra a supere. Velocidade, técnica, competência e talento resultaram em obras primas do Metal como a já citada "Master Of Puppets", e também "Battery", "Welcome Home (Sanitarium)", "Leper Messiah" e "Damage, Inc.". Este CD solidificou de vez o nome do Metallica no cenário mundial da música pesada.

Slayer - Reign In Blood (1986)

Confesso que a primeira vez que ouvi "Reign In Blood" achei uma porcaria, uma gritaria sem sentido, cometi o erro de compará-lo ao "Master Of Puppets" do Metallica, e deixei o CD num canto do armário por algum tempo. Mas quando realmente me decidi a ouvir com atenção o petardo, fiquei babando, o grito devastador de Tom Araya em "Angel Of Death" abre as portas da pancadaria que se segue com "Piece By Piece", "Necrophobic", "Altar Of Sacrifice", "Jesus Saves", "Criminally Insane", "Reborn", "Epidemic", "Postmortem" e se encerra em menos de 30 minutos com "Raining Blood", é um dos poucos cds que eu conheço que todas as músicas são perfeitas. Imperdível!!!

Judas Priest - Painkiller (1990)

O Judas Priest, após alguns trabalhos que despertaram uma desconfiança muito grande por parte de seus fãs, precisava desesperadamente lançar um CD que realmente fosse digno de sua grandiosidade, e "Painkiller" foi este CD, a introdução de bateria da música "Painkiller" é algo fenomenal, nunca ouvi nada parecido, a agressividade dos vocais de Rob Halford, a velocidade das guitarras de K.K.Downing e Glenn Tipton, a precisão do baixo de Ian Hill e o massacre sonoro da bateria de Scott Travis nos brindam com uma das músicas mais espetaculares do Heavy Metal, mas não para por aí, pois ainda temos "Hell Patrol", "All Guns Blazing", "Night Crawler", "Between The Hammer & The Anvil" e "A Touch Of Evil" como clássicos deste CD. Uma aula de Heavy Metal que não pode faltar em coleção alguma de um headbanger de verdade.

Iron Maiden - The Number of The Beast (1982)

Primeiro CD do Iron Maiden com o vocalista Bruce Dickinson, a banda não mudou apenas de frontman neste trabalho, em "The Number Of The Beast" a Donzela se solidifica como um dos grandes nomes do Heavy Metal mundial. Bruce Dickinson deu vida nova à banda, e seu estilo vocal transformou este CD num dos maiores clássicos do grupo, "Invaders", "Children Of The Damned", "22 Acacia Avenue", a fabulosa "The Number Of The Beast", "Run To The Hills" e "Hallowed Be Thy Name" definitivamente marcaram a história do Iron Maiden. Se você não tem este cd corra a uma loja e compre imediatamente!

Deep Purple - Perfect Strangers (1984)

Tá certo que muita gente acha "Smoke On The Water" a obra prima do Deep Purple, concordo que esta música é marcante para a história tanto da banda quanto da música pesada, mas na minha opinião "Perfect Strangers" é o disco dos caras. Ian Gillan e Cia foram perfeitos em cada uma das notas de todas as faixas deste CD, quem não conhece as canções "Knocking At Your Back Door", "Wasted Sunsets", "Mean Streak" e a clássica "Perfect Strangers" com certeza não mora neste planeta.


Marillion - Misplaced Childhood (1985)

Um dos maiores nomes do Rock Progressivo mundial, a banda Marillion é responsável por um dos grandes clássicos dentro deste estilo, o CD "Misplaced Childhood" de 1985,  o vocalista na época do lançamento Fish é considerado até hoje uma das vozes mais belas do Rock, este CD alcançou o primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos do Reino Unido em 85, e não era para menos, afinal de contas "Misplaced Childhood" contém pérolas como "Pseudo Silk Kimono", "Kayleigh", "Lavender" entre tantas outras. Um belo CD, começando pela bela arte da capa, e culminando com canções maravilhosas. Recomendo este CD para todos que gostam de Rock e principalmente para aqueles que não são radicais e gostam de conhecer boas bandas.


Henrique Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...