13 de novembro de 2013

HQ: Steve Ditko, o co-criador do Homem-Aranha

Steve Ditko


Desenhista americano, um dos grandes da “Silver Age” dos quadrinhos (período que geralmente se estende dos anos 50 ao final dos 60). É mundialmente conhecido como o co-criador do famoso “Homem-Aranha”, que concebeu em parceria com Stan Lee em 1962.

Mas de acordo com Joe Simon, as raízes do Homem-Aranha datam de bem antes, quando ele e um escritor chamado Jack Oleck vieram com a idéia de um personagem chamado “Silver Spider”, em meados dos anos 50. Oleck e Simon teriam levado a idéia a um velho parceiro, C. C. Beck (um dos criadores do “Capitão Marvel”) e, juntos, os três criaram um personagem que primeiro foi chamado de “Spiderman” e, depois, “Silver Spider”. A nova figura teria sido oferecida à editora Harvey, que a recusara. Anos depois, no final dos anos 50, quando Simon voltou a trabalhar com Kirby, apresentou ao desenhista o antigo material do “Silver Spider”. A dupla então o transformou num novo personagem, “O Homem-Mosca” e ofereceu à editora Archie, que o publicou em 1959. Três anos depois, quando Lee buscava idéias para seu novo super-herói adolescente, pediu sugestões a Kirby. Este teria apresentado então a Lee a antiga versão do “Silver Spider”. Kirby então desenhou a primeira versão do “Homem-Aranha” da Marvel — fato confirmado pelo próprio Lee — que acabou rejeitada. “Eu ODIEI o modo como foi desenhado! Não que ele tenha desenhado mal, apenas não era o personagem que eu queria; era muito "heroico”, recorda Lee, que decidiu escalar Ditko para redesenhar a história. Ditko recorda: “Uma das primeiras coisas que fiz foi trabalhar no uniforme. Uma parte vital, visual do personagem. Eu tinha que saber como ele se parecia... antes mesmo de começar a rascunhar a história. Por exemplo: com poder de aderência ele não precisava usar sapatos ou botas pesadas; uma pulseira disparadora escondida ao invés de uma pistola de teias no coldre etc.... Não tinha certeza se Stan ia gostar da idéia da máscara cobrindo o rosto do personagem, mas eu o fiz porque ela esconderia um rosto claramente adolescente. E também daria um toque de mistério ao personagem...”.


Ditko também criou ao lado de Lee o “Dr. Estranho”, igualmente para a Marvel. Sempre em parceria com Lee e outros artistas da editora, trabalhou em títulos como “Homem de Ferro”, “Quarteto Fantástico” e “Hulk”.

Ditko, no entanto, não morria de amores pela Marvel. Não gostava de autores como Vince Colletta e começou a ter desavenças com Lee (em 1965, nem se falavam mais, a ponto de Ditko entregar seus originais para o gerente de produção Sal Brodsky repassá-los a Lee). Em 1966 rompeu a parceria definitivamente com Lee e saiu da editora, ingressando na antiga Charlton Comics. Na nova empresa, continuou a criar personagens que se tornariam famosos no gênero, como “Capitão Átomo”, o novo “Besouro Azul” e “Questão” (com os direitos desses heróis atualmente pertencentes à DC Comics). Para a editora DC fez “Morcego Humano”, “Shade” e outros títulos. 

Ditko eventualmente voltou para a Marvel, onde trabalhou em revistas como “Os Vingadores”, “Speedball”, “Fantasma” (de Lee Falk) e “Chuck Norris” (estes dois últimos para a linha licenciada da Marvel).



Notas e fontes:
- Greg Theakston, “The Steve Ditko Reader” (2002);
- Ron Goulart, “The Comic Book Reader's Companion” (1993);
- Ditko, “Alter Ego: The Comic Book Artist Collection” (2000), edição de Roy Thomas


http://www.guiadosquadrinhos.com/artistabio.aspx?cod_art=7 

8 de novembro de 2013

Vamos deixar uma coisa bem clara!!!


Ramones não se resume a um logotipo chamativo, esta banda faz parte da própria história do Rock'n'Roll
 
Antes de usar uma camiseta com uma estampa ou símbolo que você ache legal, procure saber qual o significado dele!

Afinal de contas você não vai querer sair por aí usando uma camiseta com a foto da Anitta ... vai???


7 de novembro de 2013

Release: Tagma - Heavy Metal (Santos/SP)


Banda Santista de Heavy Metal formada e idealizada em meados de 2008, a formação da banda conta com Jully Lee (Bateria), Ivo Smith (Guitarra), ao longo desse período por circunstâncias de envolvimento em outros projetos, a Tagma temporariamente parou com suas atividades. No ano de 2010 Jully e Ivo  resolveram colocar novamente a Tagma em ação e mais uma vez começaram a procurar integrantes que tivessem o mesmo propósito que era fazer um Metal progressivo com sonoridades distintas. Ao longo desse período após passar por várias formações sem sucesso, eles resolveram seguir a banda somente os dois e com isso começaram a compor sozinhos, isso em 2011.

Finalmente no ano de 2012 entraram em estúdio para gravar o EP de estréia intitulado "Spiral" que contêm duas faixas chamadas Masquerade (Cantada) e Heavy Baião (Instrumental), com a participação de Caio Franchescini (vocal convidado), as músicas foram compostas, gravadas e pré mixadas no Live Studio Santos/SP na qual Jully e Ivo são proprietários e foram mixadas e masterizadas no estúdio Mr.Som em São Paulo por Heros Trench (guitarrista do Korzus).  

A intenção da banda não é lançar CD e sim fazer lançamentos em formato digital e também investir em áudio visual (video clipes) e o principal... fazer shows com estrutura própria.

Cada músico tem suas próprias influências, porém, todos se voltam para um único ideal: tocar Heavy Metal com qualidade. Suas influências vão do  Rock Progressivo, Prog Metal ao Thrash, porém, com ritmos diversos e quebrados, sonoridades exóticas e Freak, herdados de suas experiências musicais, sem nunca se esquecer do principal fator O PESO.

Bandas como Rush, ELP, Spock's Beard, Dream Theater, Symphony X, Pantera, Megadeth, Anthrax, Pain Of Salvation definem as características da banda.   
Em breve novos sons, a Tagma veio para ficar.



Sobre o EP "Spiral"

A temática de "Masquerade" relata o cotidiano de pessoas que a todo custo tentam prejudicar as outras, apenas pelo intuito de se beneficiarem e conseguirem o poder total, os chamados psicopatas.
A música é uma mesclagem do Thrash e Prog Metal com algumas influências de temas de filmes de Horror nas partes dos teclados.
A Heavy Baião mistura os sons do sertão e do oriente.



Contatos:

1 de novembro de 2013

Lançamento: Novo trabalho da banda HellArise ... "Functional Disorder"

Definitivamente muita coisa boa está chegando para os amantes do Metal

 O esperado novo trabalho da banda HELLARISE está, enfim, disponível em formato virtual


 O EP ‘Functional Disorder’ foi gravado no estúdio Pedrada e conta com cinco músicas, incluindo o single ‘More Mindless Violence’, que será também lançado em formato de videoclipe. Confira o tracklist:

More Mindless Violence
I Don't Believe
More Than Alive
Functional Disorder
Rest In Pieces (Good Old Feeling)

O trabalho está disponível para audição gratuita e compra pelo canal oficial da HELLARISE no Bandpage:

http://hellarise.bandcamp.com/

A capa foi desenvolvida pela artista Vivian Mota, proprietária e ilustradora na empresa Rabiscorama

www.facebook.com/rabiscorama

Este é o primeiro trabalho com a nova formação, agora um time misto que conta com Flávia Mornietári (Vocal), Mirella Max (Guitarra), Kito Vallim (Baixo) e Felippe Max (Bateria).

Segundo Mirella, "O intuito do EP é fechar um ciclo pra poder começar outro sem nenhuma bagagem. Depois do EP o esquema vai ser, literalmente, "Start Fresh", no quesito musical".

Contatos para shows e Merchandise:

contact@hellarise.com

Mais informações sobre a banda:

www.hellarise.com

www.facebook.com/hellarise




Lançamento: Saindo do forno "Wrath Of Mind" novo CD da banda Statik Majik

O mês de novembro está começando com chave de ouro

"Wrath Of Mind"

Novo trabalho da banda carioca Statik Majik, música de qualidade para aqueles de bom gosto!


Confira!!!

Maiores informações: