10 de março de 2014

HQ: Coringa, o lado sombrio do crime. (Parte II)

Múltiplas Origens



Embora muitas histórias tenham sido relacionadas, uma origem contada diretamente nunca foi estabelecida para o Coringa nos quadrinhos e seu verdadeiro nome nunca foi confirmado. O próprio vilão se diz confuso quanto ao que realmente aconteceu, como em a Piada Mortal: "Às vezes eu lembro de uma maneira, ora outra ... se eu vou ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha Ha! Há! Ha!". Em “Arkham Asylum: Uma Casa Séria na Terra Séria”, escrito por Grant Morrison é dito que o Coringa não pode ser louco, mas tem algum tipo de "super-sanidade", no qual ele se recria a cada dia para lidar com o fluxo caótico da vida urbana moderna.

Um primeiro conto da origem foi em “Detective Comics # 168” (fevereiro de 1951), quando foi revelado que o Coringa tinha sido um criminoso conhecido como Capuz Vermelho. Na história, ele é um engenheiro químico que ficou vigiando para roubar a empresa que o empregou, e adotou a personalidade do Capuz Vermelho. Depois de cometer o roubo, o que frustra o Batman, ele cai em um tonel de resíduos químicos, surge pouco depois com a pele branca, lábios vermelhos, cabelos verdes e um sorriso persistente.



O passado mais citado, informado em “Quem é Quem no Universo DC” é também o mais amplamente apoiado, dando destaque a "A Piada Mortal". Descreve-o como sendo originalmente um engenheiro em uma fábrica de produtos químicos que larga o emprego para se tornar um comediante de Stand-Up, apenas para falhar miseravelmente. Desesperado para sustentar sua esposa grávida Jeannie, ele concorda em ajudar dois criminosos a invadirem a fábrica onde fora anteriormente empregado, fazendo-os chegar por uma porta ao lado. Nesta versão da história, a personagem Capuz Vermelho é descrito como o homem dentro do trabalho (portanto, o Coringa nunca é o mesmo homem duas vezes) e o que se tornaria o Coringa era o que parecia o bandido líder e ambos conseguem escapar. Durante o planejamento, a polícia o contata e o informa que sua mulher e o feto morreram em um acidente doméstico.

Atingido pela tristeza, ele tenta desistir do plano, mas os criminosos o obrigam a manter sua promessa. Assim que eles entram na fábrica. No entanto, são imediatamente capturados pelos seguranças e um tiroteio se segue, neste os dois criminosos são mortos. Como o engenheiro tenta escapar, ele é confrontado por Batman, que está investigando o distúrbio. Aterrorizado, o engenheiro salta sobre um trilho e cai num reservatório com produtos químicos. Batman, que o perseguia, ciente dos riscos que tal atitude representaria, não foi atrás. Assim, nadando, o engenheiro conseguiu fugir. Porém, quando chegou à margem, sua pele coçava e tinha um ardor intenso, indicando alguma interação química com os resíduos jogados no rio. Preocupado com o que aquilo poderia ser, verificou seu reflexo em uma poça d'água, onde constatou que não havia escapado ileso, pois sua pele se tornara branca, seus cabelos verdes e os músculos de seu rosto haviam se contraído severamente, deixando-o com um indelével sorriso, de aparência histérica. O choque dessa metamorfose inesperada, aliado aos problemas que já vivia, foi maior do que a sua mente já terrivelmente atormentada poderia suportar, resultando no nascimento do Coringa. Esta origem é suportada em Batman: O Homem que ri, quando o herói realiza análises químicas do Capuz Vermelho, que recuperou da fábrica de produtos químicos durante a sua primeira investigação do Coringa. A identidade do Coringa como Capuz Vermelho é confirmada em Batman # 450, quando o bandido encontra um velho traje de capa que Capuz Vermelho manteve e coloca-o para ajudar na sua recuperação após os eventos de “Uma Morte em Família”.



A história "Pushback" (Batman: Gotham Knights # 50-55) suporta parte desta versão da história da origem do Coringa. Nela, uma testemunha (que por coincidência acaba por ser Edward Nigma) relata que a mulher do Coringa foi sequestrada e assassinada por um policial corrupto que trabalhava para os criminosos, a fim de forçar o engenheiro a realizar o crime. O Coringa tenta localizar o policial corrupto que cometeu o assassinato, mas depois que seus capangas são assassinados por Prometeu, apenas para depois ser duramente espancado por Silêncaio, e em seguida, expulso de Gotham antes de isso acontecer. "Payback", também mostra imagens do Coringa pré-desfigurado - identificado como "Jack" - com sua esposa, dando mais suporte a esta versão.



A história de Paul Dini / Alex Ross "Case Study", propõe uma teoria muito diferente. Esta história sugere que o Coringa era um gângster sádico, que trabalhou à sua maneira a cadeia alimentar do crime de Gotham até que virou o líder de uma máfia poderosa. Ainda buscando as emoções que o trabalho sujo permitia, criou a identidade do Capuz Vermelho para si mesmo para que pudesse cometer pequenos crimes. Eventualmente, ele teve seu fatídico encontro com o primeiro Batman, resultando em sua desfiguração. No entanto, a história sugere que o Coringa ficou são, e planejou para que seus crimes parecessem com o trabalho de uma mente doentia, a fim de prosseguir a sua vingança contra Batman e fosse capaz de evitar o encarceramento permanente alegando insanidade. Infelizmente, o relatório escrito encontrado explicando esta teoria é descoberto que foi escrito pela Dra. Harleen Quinzel, também conhecida como Harley Quinn, ajudante / amante insana do Coringa, o que invalida qualquer credibilidade que poderia ter em tribunal.



Enfim, a origem do Coringa é um mistério, e é exatamente por isto que a sua figura sádica e enigmática o torna um dos vilões mais “charmosos” e indispensáveis no mundo dos quadrinhos.






Um comentário:

Usem e abusem ...