19 de fevereiro de 2014

Clássicos: Holy Diver - Dio - 1983


Holy Diver
Dio
1983

Ronnie James Dio é uma verdadeira lenda do Metal, considerado como um dos maiores vocalistas de todos os tempos, inclusive por mim, passou por bandas famosas como ELF, Rainbow e Black Sabbath, e teve uma carreira digna de seu talento. Este mês em nossa sessão Clássicos vamos lhe prestar mais uma merecida homenagem, eu particularmente tenho muito orgulho de falar sobre o seu maior trabalho solo o CD “Holy Diver”, um dos poucos ao qual eu dou nota 10.

Após a sua tumultuada saída da banda Black Sabbath em 1982, Ronnie James Dio monta no mesmo ano um novo grupo, e para seu primeiro disco solo nada mais apropriado que usar o próprio nome artístico, Dio. Juntaram-se a ele o guitarrista Viviam Campbell, o baixista Jimmy Bain com o qual já havia tocado junto em sua passagem pelo Rainbow, e também o baterista Vinnie Appice que havia deixado o Sabbath ao lado de Dio.

No ano de 1983 é lançado “Holy Diver”, o primeiro álbum solo de Dio, este CD consolidou o “baixinho” como uma das maiores vozes do Metal, e não é por menos, este disco é uma daquelas joias raras, é um daqueles em que todas as músicas são acima da média e que você nunca se cansa de ouvir.

Um álbum perfeito, a começar pela capa que na época de seu lançamento gerou uma grande polêmica, se hoje a imagem de um demônio lançando um padre acorrentado a um rio já causa discussão, imagine então no início dos anos 80! O fato é que polêmicas de lado, o demônio ganhou um nome “Murray” e se tornou a mascote da banda.

“Holy Diver” carrega consigo um clima bastante sombrio, e mistura como poucos o Rock’n’Roll com o Heavy Metal, o resultado desta mistura genial se apresenta em clássicos da música pesada como a veloz “Stand Up And Shout” e seus riffs matadores, as sombrias “Holy Diver” e “Don’t Talk To Strangers” nesta canção em particular Dio dá uma aula de como cantar unindo perfeitamente melodia e peso, “Shame On The Night” é outra faixa incrível e conta com um Vinnie Appice bastante inspirado, mas o maior momento deste CD sem sombra de dúvidas ficou por conta da épica “Rainbow In The Dark” só há um modo de descrever esta música ... IMORTAL!

“Holy Diver” alcançou o 13º lugar nas paradas britânicas pouco tempo após seu lançamento, e é considerado como o melhor álbum lançado por Dio em toda a sua brilhante carreira, pessoas iluminadas e especiais como Ronnie James Dio fazem falta.



Henrique Linhares 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...