14 de agosto de 2014

Resenha: Judas Priest - Redeemer Of Souls (2014)


Judas Priest
Heavy Metal
Inglaterra
"Redeemer Of Souls"
2014
9,0

Para aqueles que pensavam que o Judas Priest havia acabado, sinto muito decepcioná-los!
A maior banda de Heavy Metal tradicional do mundo está de volta, acho que deu para perceberem que sou fã declarado da banda, mas prometo que serei (ou pelo menos tentarei ser) o mais isento possível em meus comentários.

"Reedemer Of Souls" é o primeiro álbum do grupo a ser lançado após a saída de K.K Downing, guitarrista e um dos fundadores da banda, e este detalhe é um ponto que se torna claramente perceptível neste trabalho, me senti "órfão" daqueles duelos de solos geniais entre as guitarras de K.K. e Glen Tipton, na verdade, "Redeemer Of Souls" peca justamente em seus solos, algo que sempre foi uma das principais características da banda . É fato que Richie Faulkner, o substituto de K.K., é um ótimo guitarrista, mas também é fato que o paredão sonoro do Priest perdeu uma parte importante de seu poderio metálico.

Vamos ao CD!

Para começar "Redeemer Of Souls" nos brinda com uma das capas mais incríveis que já vi, com toda certeza uma das mais bonitas do ano, mas não se pode julgar um livro apenas por sua capa, sendo assim ... 

"Dragonaut" abre a pancadaria com riffs incríveis, algo que não é novidade em se tratando de Judas Priest, muito pesada, uma cozinha massacrante, Halford afiado e solos muito bons. Em seguida riffs espetaculares dão início a faixa "Redeemer Of Souls", caramba o peso que as baquetas de Scott Travis conseguem trazer ao Judas é algo fora do comum, está é uma faixa com a cara da banda, Heavy Metal de qualidade recheado de peso, garra e agressividade, senti apenas falta de alguns agudos de Halford, mas tudo bem, afinal de contas o cara já não é mais um garotão. A música seguinte "Halls Of Valhalla" finalmente nos brinda com alguns agudos do Metal God, modestos é bem verdade, mas o que importa é que eles estão lá, muito boa a canção e super bem estruturada em suas variações tanto vocais quanto instrumentais. Em "Sword Of Damocles" quem rouba a cena é Scott Travis, simplesmente ignorante! Halford também brinca magnificamente com sua voz nesta canção, com certeza uma faixa para se deleitar. "March Of The Damned" é uma música legal, nada mais que isso. "Down In Flames" e seus riffs trazem novamente peso, quer dizer, muito peso ao CD, e parte disso se deve a Ian Hill e seu baixo, gostei muito desta faixa, uma das melhores deste trabalho. Na sequência temos "Hell & Back", uma faixa onde a velocidade foi substituída (espetacularmente) pelo peso, resultando em uma música F##@!. "Cold Blooded" assim como a faixa anterior, também abusa do peso deixando a velocidade um pouco de lado e também ficou sensacional, o legal destas faixas mais pesadas e menos velozes é que você pode apreciar com clareza a excepcional qualidade vocal de Halford. Chega de descanso "Metalizer" traz de volta a velocidade, os agudos e o bom e velho Priest, bem bacana mesmo. "Crossfire" me surpreendeu, não dei muita bola para o seu começo, mas caramba a música vai melhorando a cada novo acorde e é muito boa mesmo, lembra bastante o período do Stained Class. Os sinos anunciando "Secrets Of The Dead" nos dão a exata dimensão do que teremos a seguir, uma das melhores faixas do álbum, guitarras, baixo, bateria e vocais em total harmonia metálica, se fosse para eu dar uma nota a esta canção com certeza seria 10. A fábrica de riffs incríveis chamada Judas Priest traz para nós meros mortais "Batlle Cry",  sabe aquela música que você não consegue parar de cantar e quer ouvir mais e mais vezes? está é uma delas, na minha humilde opinião é a faixa que resume melhor este trabalho, seria tão bom se algumas bandinhas descessem de seus pedestais e tentassem aprender a fazer algo tão simples e grandioso assim, acho que já usei a palavra sensacional várias vezes nesta resenha e para não ficar me repetindo vou dizer outra coisa sobre esta canção, ela é do caralho!!!. E para finalizar não poderia faltar uma baladinha, e cabe a "Beginning Of The End" está tarefa, é uma faixa da qual não se pode falar muita coisa, Halford canta muito, mas a verdade é que ela é bem chatinha.

Enfim, "Redeemer Of Souls" nunca poderá ser considerado um clássico da banda como foram "Painkiller" e "Screaming For Vengeance" por exemplo, é sim um CD muito bom, que peca em alguns detalhes, se o compararmos com a grandiosidade da banda, mas estes "pecados" não o desqualificam pois a competência e a paixão dos músicos pode ser sentida em cada um de seus acordes, e na verdade isso é o que realmente importa. E quer saber de uma coisa ... eu gostei e foda-se quem não gostar!


Faixas

Dragonaut
Redeemer Of Souls
Halls Of Valhalla
Sword Of Damocles
March Of The Damned
Down In Flames
Hell & Back
Cold Blooded
Metalizer
Crossfire
Secrets Of The Dead
Battle Cry
Beginning Of The End


Henrique Linhares

Um comentário:

  1. Adorei a resenha, mas recomendo que corra atrás da edição DELUXE deste baita discão novo do JP, com mais 5 faixas que ficaram de fora da edição original, todas muito boas.

    ResponderExcluir

Usem e abusem ...