16 de maio de 2013

Ronnie James Dio - 3 anos de saudades!

Hoje completa-se 3 anos do falecimento de um dos maiores nomes do Rock'n'Roll mundial, uma lenda dentro do estilo. Presto aqui no Blogando, na qualidade de fã incondicional, minha homenagem a uma das figuras mais importantes da música, Ronald James Padavona, ou como era conhecido mundialmente Ronnie James Dio ... o mestre Dio!


Ronnie adotou o sobrenome artístico "Dio" inspirado no mafioso italiano, Johnny Dio. Ainda na escola, formara a banda de Rockabilly Vegas Kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de Ronnie And The Rumbles, Ronnie And The Redcaps, Ronnie Dio And The Prophets, The Eletric Elves e The Elves), finalmente tornou-se conhecida como a banda ELF.

Em meados dos anos 70 foi convidado para cantar no grupo Rainbow do guitarrista Ritchie Blackmore (ex-membro do Deep Purple), no qual participou de quatro álbuns. Após deixar o Rainbow por conta de desentendimento com Blackmore, foi convidado pelo guitarrista Tony Iommi para ocupar o posto de vocalista no Black Sabbath, permanecendo com a banda até 1982.

No mesmo ano forma uma banda própria denominada simplesmente Dio, para em 1983 lançar o álbum intitulado Holy Diver. Deste participaram também o baterista Vinny Appice, que tinha acompanhado Dio na saída do Black Sabbath, seu antigo companheiro do Rainbow, o baixista Jimmy Bain, e o guitarrista Vivian Campbell (posteriormente no Def Leppard). Holy Diver foi muito bem aceito e deixou clássicos como a faixa-título, "Stand Up And Shout", "Don’t Talk To Strangers" e o hit "Rainbow In The Dark".


Embalado com o sucesso, Dio grava mais um álbum com sua banda em 1984, este intitulado The Last In Line e a banda embarca numa turnê mundial juntamente com o tecladista Claude Schenell. Em seguida Dio lança seu primeiro vídeo oficial.

Após o lançamento dos álbuns seguintes e mudanças na formação da banda, Dio faz uma pausa em 1987. Em 1990 reforma a banda DIO e lança o disco Lock Up The Wolves. A banda é composta por músicos totalmente novos. Durante a tournê Dio reencontra o ex-colega do Black Sabbath, o baixista Geezer Butler, e decide retornar à banda para gravar o álbum Dehumanizer em 1992. O grupo se consolidara novamente, mas Dio resolve deixar o Black Sabbath na última data da tournê, após o incidente envolvendo um show de abertura para Ozzy Osbourne.


Butler, Dio, Iommi e Appice, formação do Black Sabbath em 1992
Entre os anos 1983 e 2006 permaneceu ativo com a banda Dio e voltou a trabalhar com o companheiro Vinny Appice até 2003.

Em 1992 fez sua primeira aparição no Brasil juntamente com Black Sabath. Retornou ao Brasil na turnê Strange Highways, Angry Machines, Magica e Killing The Dragon.

Em 2007 reuniu-se com os antigos companheiros de Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, para excursionarem na promoção da coletânea Black Sabbath - The Dio Years. Este evento resultou na formação da banda Heaven And Hell que permaneceu ativa até o dia de sua morte.


Dio ao vivo com sua última banda Heaven And Hell
Ao longo de sua carreira Dio popularizou o gesto simbólico da mão chifrada. Na verdade ele usava o gesto no intuito de afastar mau-olhado e não como um simbolo satanista. No documentário "Metal: A Headbanger's Journey" ele faz referência à sua avó italiana, que supostamente usava o gesto (chamado maloik) para afastar (ou evocar) mau-olhado.

Em 25 de novembro de 2009, Wendy, sua esposa e empresária, anunciou que ele havia sido diagnosticado com câncer de estômago.

Dio iniciou o tratamento com a doença ainda no estágio inicial e havia diminuído o número de shows nos últimos meses. Em 4 de maio de 2010, a banda Heaven And Hell anunciou que eles estavam cancelando todas as apresentações que ocorreriam no verão por causa da condição de saúde de Dio.

No dia 16 de maio de 2010, às 7:45 da manhã (horário local) em Houston, Dio nos deixou, e o mundo da música ficou mais triste e vazio desde então.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...