8 de maio de 2013

Soul's Silence - Doom Metal (São Paulo/SP - Brasil)


A Soul’s Silence é uma banda de Doom Metal natural de São Paulo, formada por Airton Alves (vocais), Kleber Silva (guitarras e backing vocals), Jeferson Menezes (teclados), Rodrigo Sughayyer (baixo) e Sergio Barsant (bateria). Nitidamente influenciados pelo trabalho de ícones como Amorphis, Moonspell, Opeth e My Dying Bride, os paulistas apostam numa sonoridade mais voltada para o Doom Death Metal, com uma dose consciente e eficaz de Prog Metal em alguns momentos.

Uma das principais características e que deve ser ressaltada sobre a banda é o fato de, mesmo sendo uma banda de Doom Metal, em nenhum momento a Soul’s Silence tenta se prender a antigas fórmulas que acabam por assim datar o estilo, conseguindo assim agradar tanto aos fãs mais fervorosos do subgênero, quanto àqueles que gostam de um som mais rápido e pesado. A banda vem recebendo desde o lançamento do seu primeiro EP “Act I: Sorrow”, críticas positivas, o que rendeu ótimas resenhas e entrevistas à websites especializados, não só no Brasil como em países como Argentina, Portugal e Malásia. Assim como suas músicas tocadas em web rádios dentro e fora do país. E o fato da banda conseguir caminhar dentro de diversos estilos sem fugir de suas raízes Doom, tem sido o ponto exaltado nas resenhas.



Como primeiro registro da banda em estúdio, Act I: Sorrow (2012), a produção ficou a cargo da própria banda e Felipe “Vox”. Disponível para audição e download gratuito em suas redes sociais, o registro mostra consistência e coesão nas cinco faixas que o compõem, marcado por riffs melódicos construídos em cima de escalas orientais, que conferem um diferencial interessante para o estilo. Acompanhados por teclados marcantes e colocados nas músicas na medida certa, sem exageros. Um vocal de extrema competência, que em alguns momentos nos remete a voz genial de Fernando Ribeiro do Moonspell, predominantemente gutural, alternando com passagens líricas que flertam com a vertente tradicional de caráter mais épico do Doom Metal, resultando em arranjos vocais bem trabalhados. A cozinha da banda conta com um baixo bem atuante, não contido apenas à função de atribuir peso às composições, com momentos de destaque e em constante projeção, soando pulsante e vigoroso, em harmonia com uma bateria impulsiva e dinâmica, conduzindo as composições de momentos mais cadenciados aos mais frenéticos.  Vale salientar o engajamento da Soul’s Silence em causas sociais, ao doar 50% das vendas da música Anubis, segunda faixa do EP, para a Fundação Love Hope Strenght, que promove programas de combate ao câncer ao redor do mundo, sendo esta música a única que não se encontra para download gratuito.

Maiores informações acesse:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...