6 de setembro de 2013

Stan Lee, o mago dos quadrinhos


Stanley Martin Lieber nasceu em Manhattan, Nova York, Estados Unidos, no dia 28 de dezembro de 1922, filho do casal Jack e Celie Lieber, ambos judeus imigrantes da Romênia. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe, dona-de-casa, tiveram ainda mais um filho, Larry, nascido em 1931 (e que assim como o irmão mais velho, também fez carreira no mundo dos quadrinhos). A família de Lee era relativamente pobre, tendo ele morado boa parte da infância e da adolescência em um "quarto-e-sala" na região do Bronx, na periferia de Nova York, em que ele e o irmão dividiam o diminuto e único quarto do apartamento e os pais dormiam em um sofá-cama na sala. Durante a adolescência, Lee estudou na DeWitt Clinton High School, também localizada no Bronx.

Desde pequeno, Lee gostava de escrever, e seu sonho durante a adolescência era escrever um dia um grande romance. Inteligente, Lee se formou na escola relativamente cedo, aos 15 anos, tendo trabalhado escrevendo obituários em jornais, entregando sanduíches para escritórios no Rockefeller Center, trabalhando de office boy para uma fábrica manufatureira e como "lanterninha" do Teatro Rivoli na Broadway.


Ainda na adolescência, Lee trabalhou para Martin Goodman na Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics. Goodman era casado com a prima de Lee. Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher texto assinado com o nome Stan Lee, que apareceu na revista Capitão América em 1941. Stanley usou o nome "Stan Lee" porque sonhava um dia escrever o maior de todos os livros do país e não queria seu verdadeiro nome assossiado às histórias em quadrinhos. Ele logo passou a escrever histórias de fato, tornando-se o editor mais novo no campo de trabalho com 17 anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee alistou-se no Exército dos Estados Unidos e serviu na parte de comunicação, escrevendo manuais, slogans, filmes de treinamento e ocasionalmente desenhando. Após a guerra, Lee voltou para a Timely Comics. Naquela época, uma campanha de decência liderada por um psiquiatra e por um Senador culpava as revistas em quadrinhos por corromper os jovens com imagens violentas e sexuais. As empresas de HQ responderam com a organização de um sistema de controle interno, e eventualmente adotaram o estrigente Comics Code Authority.

Permanecendo na Timely / Marvel pela década de 50, Lee escreveu histórias de vários gêneros como romance, faroeste e ficção científica. No fim da década, ele ficou insatisfeito com a sua carreira e pensou em sair da área.

No fim da década de 50, a DC Comics deu uma reanimada no gênero dos super-heróis e teve sucesso significativo com o super time da Liga da Justiça da América. Em resposta, Martin Goodman, o publisher (chefe editorial) da Marvel, deu a Lee a tarefa de criar um time de super-heróis novo. A esposa de Lee o alertou para experimentar histórias que ele preferia já que a ameaça de ser demitido não importava. Ele agiu sob este conselho, e, de repente a carreira de Lee mudou completamente.

Lee com a ajuda de Jack Kirby, deu a seus novos super-heróis sentimentos mais humanos, uma mudança de seus outros heróis que eram tipicamente escritos para pré-adolescentes. Seus heróis tinham um temperamento ruim, ficavam melancólicos, cometiam erros humanos normais, preocupavam-se em pagar as suas contas e impressionar suas namoradas, e às vezes ficavam até doentes fisicamente. Os super-heróis de Lee capturaram a imaginação dos adolescentes e jovens adultos, e as vendas aumentaram drasticamente.

O grupo de super-heróis que Lee e Jack Kirby produziram foi a família de super-heróis conhecida como o Quarteto Fantástico. Sua popularidade imediata fez com que Lee e os ilustradores da Marvel produzissem vários novos títulos. Lee criou com Kirby, o Incrível Hulk, o Homem de Ferro, Thor e os X-Men, criou com Bill Everett o Demolidor (Daredevil), e também o Doutor Estranho, e o personagem de maior sucesso da Marvel, o Homem Aranha, criado com Steve Ditko.


Pela década de 60, Lee escreveu, coordenou a arte e editou a maior parte das séries da Marvel, moderou as páginas de cartas e escreveu uma coluna mensal chamada "Stan's Soapbox", escreveu muito material promocional, sempre assinando com a frase que é a sua marca registrada: "Excelsior!".

Nos últimos anos, Lee tornou-se ícone e a cara pública da Marvel Comics. Ele faz aparições em convenções de histórias em quadrinhos pelos EUA, palestrando e participando em discussões. Ele também mudou-se para a Califórnia em 1981 para desenvolver as propriedades de televisão e filme Marvel.

Lee também apareceu em Os Simpsons e fez a voz de um personagem na série animada produzida pela MTV do Homem Aranha. Durante a revolução ponto da Internet, ele criou o StanLee.net, que pertencia a uma companhia separada e administrada por outros, a companhia tinha o conceito de misturar animação online com tiras de quadrinhos tradicionais, mas infelizmente a companhia ficou conhecida pela sua má administração e irresponsabilidade financeira.

Na década de 2000, Stan Lee fez seu primeiro trabalho para a DC Comics, lançando a série Just Imagine ... (apenas Imagine ...), na qual Lee reimaginava vários super-heróis incluindo Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Flash. Lee também criou a série animada para adultos Stripperella para a Spike TV, e em 2004 anunciou planos para colaborar junto com Hugh Hefner e uma série animada das coelhinhas da Playboy.



O incrível sucesso do universo dos quadrinhos que vemos hoje se deve a este cara e toda sua obra genial. Os super-heróis que nos fascinavam em nossas infâncias e continuam fascinando nossos filhos atualmente são um presente deste simpático senhor.
Obrigado Stan Lee.



Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stan_Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem ...